A Mentoplastia é indicada para correção de deformidades no queixo. A mais comum é o retro-posicionamento, por isso também é conhecida como implante de prótese no queixo. Essa cirurgia tem como objetivo atingir a harmonia do rosto, mantendo o equilíbrio entre nariz, boca e fronte. Em alguns casos é indicada a associação com a rinoplastia (plástica de nariz), objetivando melhor harmonização da face.
As próteses podem ser de silicone, polietileno poroso ou hidroxiapatita, sendo os dois últimos materiais biocompatíveis ao tecido ósseo, com uma tecnologia mais avançada em relação ao silicone. As cicatrizes poderão ser internas (dentro da boca) ou através de pequena incisão na parte inferior do queixo.
Normalmente a anestesia utilizada é a geral. Lembrando que é o médico quem indicará a melhor anestesia para cada paciente. A cirurgia dura aproximadamente 90 minutos e a internação varia entre 12 e 24hs, a depender da anestesia utilizada e da recuperação do paciente.
Geralmente não há dor no pós-cirúrgico e, caso ocorra, é facilmente sanada com o uso de analgésicos. O edema (inchaço) do queixo poderá persistir por 4 a 6 semanas. Para que a diminuição seja acelerada, é recomendada a drenagem linfática.
A recuperação pós-cirúrgica é rápida, não limitante, necessitando de aproximadamente uma semana de repouso leve. O resultado final da cirurgia é atingido por volta do sexto mês, dependendo dos cuidados pós-cirúrgicos e da resposta corporal.