Cirurgia da diminuição do volume dos seios. Neste processo, procura-se melhorar o aspecto quanto à flacidez e a forma da mama original. O volume deve estar em harmonia com o tamanho do tórax.
Na mastoplastia de redução são usadas anestesias local, geral, peridural ou associada, a critério do cirurgião. O tempo de internação para este tipo de cirurgia é de 12 a 24 horas. A paciente pode retomar às suas atividades normais em torno de oito dias após a cirurgia.
Na maioria dos casos, a cicatriz causada pela mastoplastia fica quase imperceptível. O mais comum são as cicatrizes situadas em forma de “T” invertido na parte inferior da mama, além de outros tipos de cicatrizes como “I” e “L/J”.
O resultado imediato, pós-cirúrgico é muito bom. Porém a análise final da cirurgia só pode ser feita após o chamado “período tardio”, que vai do terceiro ao 18º mês. O processo pós-operatório geralmente é indolor, desde que a paciente obedeça às instruções médicas. A paciente pode retomar às suas atividades normais em torno de oito dias após a cirurgia.