Ginecomastia

A ginecomastia é causado pelo inchaço das mamas de meninos e homens. Isso acontece porque, embora, os seios não se desenvolvam nos homens como nas mulheres, todos os meninos nascem com uma pequena quantidade de tecido mamário e, quando um menino está passando pela puberdade ou quando o corpo de um homem produz menos testosterona, ocorre um desequilíbrio entre a testosterona e o estrogênio.

Às vezes, quando isso acontece, uma porcentagem maior de estrogênio faz com que o tecido mamário masculino fique mais inchado (e isso não tão incomum acontecer).

Além de mudanças no corpo, como puberdade e envelhecimento, algumas coisas que podem causar ginecomastia são:

  • Lesões ou doenças que afetam os testículos, que produzem a testosterona
  • Problemas da tireóide, uma vez que os hormônios dessa glândula controlam o crescimento e o desenvolvimento sexual
  • Obesidade , que pode resultar na produção de mais estrogênio
  • Medicamentos para várias doenças, incluindo doenças cardíacas, câncer, depressão ou úlceras
  • Uso de esteróides anabolizantes
  • Insuficiência renal (quando já não conseguem limpar e filtrar o sangue)

Se a ginecomastia acontece durante a puberdade, ela geralmente desaparece sozinha. Isso pode levar de 6 meses a 3 anos. Neste caso, esperar esse tempo garante que o paciente não tenha que se submeter a outro procedimento cirúrgico mais tarde.

Já se os hormônios estiverem desequilibrados por causa de outro problema de saúde, é importante tratar esse problema que promove o aumento das mamas e, em alguns casos, é possível fazer uma cirurgia para extrair gordura (lipoaspiração) ou tecido das glândulas mamárias (mastectomia).

Em geral, é feito um corte em formato de meia lua ao redor do mamilo e essa incisão depende da quantidade de tecido a ser removido, ou seja, mamas maiores precisarão também de uma remoção maior de pele, o que pode deixar cicatrizes um pouco maiores.