A Blefaroplastia ou plástica das pálpebras é indicada para correção da flacidez muscular e da pele e também das bolsas de gordura. É importante lembrar que apenas a blefaroplastia realizada isoladamente não proporciona rejuvenescimento geral à face, e sim suaviza a região em torno dos olhos. Para um rejuvenescimento facial total é indicada outra cirurgia chamada ritidoplastia.
Não existe uma idade ideal para passar por essa cirurgia. Desde que haja um defeito a ser corrigido, poderá ser realizada em qualquer idade. Normalmente é realizada após os trinta anos. Nos primeiros dias do pós-cirúrgico, é possível disfarçar as cicatrizes com uma leve maquiagem. Após 3 meses elas estarão totalmente disfarçadas nos sulcos da pele.
Normalmente a anestesia utilizada é a local com sedação do paciente. Lembrando que é o médico quem indicará a melhor anestesia para cada paciente.
A cirurgia dura aproximadamente 90 minutos e a internação é de 12 a 24 horas, dependendo da anestesia utilizada e recuperação do paciente.
Geralmente não há dor no pós-cirúrgico e, caso ocorra, é facilmente sanada com o uso de analgésicos.
O edema (inchaço) das pálpebras fica mais acentuado até o 3º ou 4º dia pós-cirúrgico e o hematoma (roxo) costuma desaparecer até o 15º dia. Para que esse processo seja acelerado, é recomendada a drenagem linfática. O uso de óculos escuros é útil nessa fase, assim como a utilização de compressas frias.
O resultado final da cirurgia é atingido por volta do sexto mês, dependendo dos cuidados pós-cirúrgicos e da resposta corporal.